quinta-feira, 28 de novembro de 2013

VIVA A BAHIA!!

Chegamos na Costa do Dende e da agua de Côco!!
Antes de seguir, falando da nossa viagem, já que já estamos em Itacaré - BA, quero falar um pouquinho de Caravelas - BA; a primeira cidade da Bahia que a gente chegou, tirando Abrolhos, já que se trata de um Arquipelágo.

A cidade de Caravelas está localizada à 870 km de Salvador e a 350 milhas, a cidade fica entre o rio Caravelas que encontra o mar, a ancoragem é no rio, uma ancoragem segura levando em consideração as marés. A cidade é de 1503, e realmente parou no tempo, as coisas são muito simples, e as pessoas mais ainda, encontramos pessoas com o coração de ouro e que com certeza ficarão na nossa memória; 
Quando subimos ("tirar da agua") o Kahuna na praia do quiitombo para fazer os devidos reparos, chegando lá , logo fomos presentiados com água de coco, guaimuns (parecido com carangueijos), cajú, pitangas, e um sorriso largo no rosto de pessoas curiosas e que queriam nos ver; realmente parecia estarmos descobrindo as terras, muito boa troca; na real quando a gente chega nessas pequenas cidades parecemos um pouco "Ets";

Na praia do quitombo, é legal ficar pq é sucegado para trabalhar no barco  e ainda tem segurança 24hs e água potável; pq lá se encontra um projeto de proteção das Baleias Jubarte em Abrolhos.
Então, neste lugar conhecemos um pouco mais do trabalho feito em  Abrolhos e do trabalho do pessoal que trabalha no Parque Nacional, já que Caravelas é um dos pontos  de saida mais importantes para visitar o Arquipelágo de Abrolhos e o parcel das paredes e que esta entre os 10 primeiros lugares do mundo  mais requisitados pelos mergulhadores.
Reza a lenda que Américo Vespúcio anotou em sua carta de navegação "Abre os olhos"aqueles que fossem se aproximar das 5 ilhas do arquipelágo (Ilha Siriba, Guarita, Sta Barbara, Redonda e Sueste), por causa dos cérebros - cabeças de coral que erguem se e são difíceis de detectá - las, e pelas peculiaridades de Abolhos, acabam virando armadilhas para as embarcações. Há muitos naufrágios em Abrolhos.

Agradeçemos o pessoal desse grandioso projeto e que são nota 10, Barbara, Gal, Marquinho e Edinho; háaaaaa!! Só faltou a famosa Bernardate, fica pra outra vez.
Passei o meu aniversário (13 de novembro) em Caravelas, só agradecendo...e feliz mas infelismente como não sou uma eximia velejadora deixei o Thiago (grande Capitão) sozinho e fui ver uma amiga em Porto Seguro e  depois de 2 dias encontra -lo em Ilhéus. Obrigada por tudo Juliana Castilho, foi ótimo.
Agora é aproveitar 100%, já que é provável que paramos em Salvador e iremos vender o barco ...mas esse assunto se acontecer fica pra depois , por enquanto curtam nós por aí...com esse povo simpático, amigo e que sorri com a alma.
bjus
Obs: se a internet ajudar colocarei algumas fotos logo mais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário